autralia

Quer saber como validar seu diploma na Austrália?

Anualmente muitos brasileiros migram para o exterior em busca de oportunidades e crescimento. A Austrália figura entre os países mais procurados. Além de ampliar os estudos, muitas pessoas vão para trabalhar na área em que se formou aqui no Brasil. Algumas optam por mudar de área ou passam por um período trabalhando em outros empregos até conseguir mudar para a profissão escolhida. Mas o que muita gente não sabe é que é possível reconhecer o seu diploma e a sua experiência profissional em um dos países mais acolhedores do mundo. Então, como fazer para trabalhar na sua profissão?

O que você precisa para trabalhar no exterior

Para trabalhar na sua área você precisa, primeiramente, ter boa fluência no inglês (o resultado de um teste de inglês como o TOEFL ou IELTS são obrigatórios) e, em seguida, reconhecer a sua formação nos órgãos de classe australianos. Os documentos requeridos podem variar de acordo com cada profissão.

Na Austrália existe um programa chamado Reconhecimento de Aprendizagem Prévia (RPL), que trabalha com a validação da formação do candidato (seja formal ou informal). O RPL é útil para quem quer continuar os estudos, pois as habilidades e conhecimentos validados pelo programa podem ser utilizados como créditos para encurtar o período da qualificação na Austrália. Basicamente a instituição educacional da Austrália avalia a grade curricular do Brasil para, se for possível, eliminar do curso na Austrália as matérias equivalentes já cursadas.

A forma mais simples de conseguir trabalho no exterior

O programa de avaliação de qualificações é a forma mais simples e barata de conseguir um trabalho na Austrália. Ela serve para mostrar a um possível empregador a qualificação australiana que seria equivalente ao seu diploma, mas essa avaliação não dá o direito de trabalhar em uma área que requer uma licença especial ou a entrar em uma universidade. É possível fazer esse pedido online no site do Department of Education and Training.

Quem já tem um diploma brasileiro e quer continuar a faculdade na Austrália, também precisa da validação do diploma para poder entrar em um curso universitário. Cada universidade tem suas regras e exigências na hora de reconhecer um diploma do Brasil. Na maior parte delas, você terá que enviar cópias certificadas e traduzidas de seus boletins e qualquer diploma que tiver.

O registro profissional para trabalhar no exterior

Para quem vai trabalhar em uma área que necessita de registro profissional (arquiteto, médico, engenheiro, advogado), passa por um caminho longo. O pedido deve ser feito diretamente para o órgão avaliador de sua profissão. O candidato terá que enviar cópias dos documentos originais e cópias dos documentos traduzidos e juramentados. Para algumas profissões, após a resposta positiva do órgão regulador,  o profissional ainda precisa passar por um período de trabalho supervisionado em sua área antes de poder se registrar.

Para as pessoas que trabalham em nas áreas como mecânica, elétrica, construção, encanamento, pintura, panificação, beleza, ente outras, também pode se registrar com organizações responsáveis por cada uma delas na Austrália. O primeiro passo será completar uma avaliação das suas habilidades no Departamento de Educação e Treinamento da Austrália (que pode ser feito online). O segundo passo é encontrar uma organização de treinamento registrada de acordo com sua profissão e fazer contato. Assim como nos outros casos, é preciso enviar uma documentação comprobatória. Após aprovação desse material, o profissional poderá ser chamado para uma avaliação técnica com um técnico da sua área que já é qualificado na Austrália. Aprovado na avaliação, o trabalho é permitido, mas o profissional passará por um período de supervisão antes de obter sua licença completa de trabalho.

Lendo assim parece difícil, mas não é. Embora seja trabalhoso, nós da Geraes Viagens temos todo o conhecimento que é preciso para te ajudar.

Ligue ou deixe o seu e-mail nos comentários, teremos o prazer de lhe explicar e ajudar no processo.

About the Author

By admin / Administrator, bbp_keymaster

Follow admin
on dez 13, 2016

Sem comentários

Deixe um comentário